Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Defesa Nacional

João Gomes Cravinho

Ministro da Defesa Nacional

Período de governação: 2018-10-15 até 2019-10-26
João Gomes Cravinho João Gomes Cravinho

Biografia

João Titterington Gomes Cravinho nasceu em Lisboa em junho de 1964.

Doutorado em Ciência Política, pela Universidade de Oxford, e com Mestrado e Licenciatura pela London School of Economics, João Gomes Cravinho é Embaixador da União Europeia no Brasil, desde agosto de 2015, tendo desempenhado o mesmo cargo na Índia entre 2011 e 2015.

Entre março de 2005 e junho de 2011 João Gomes Cravinho foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais.

Anteriormente, exerceu atividade de docência enquanto Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Professor Convidado no ISCTE e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. 

Desempenhou funções de Consultor do Instituto de Defesa Nacional, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Comissão Europeia e do Banco Mundial. Entre 2001 e 2002 presidiu ao Instituto da Cooperação Portuguesa. 

Concluiu o curso Leadership for Senior Executives na Harvard Business School.

Autor de um livro intitulado Visões do Mundo (2002), João Gomes Cravinho publicou numerosos artigos em revistas académicas especializadas e em jornais sobre temas relacionados com política de defesa, cooperação e relações internacionais.