XXI Governo - República Portuguesa - Ministro

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Luís Capoulas Santos

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Período de governação: 2015-11-26 até à data atual
Luís Capoulas Santos Luís Capoulas Santos

Biografia

Luís Capoulas Santos, cujas raízes familiares estão em terras do Alentejo, nasceu em Montemor-o-Novo, em 1951.
 
A escola era uma paixão interrompida ciclicamente por «férias grandes» passadas na loja do pai, onde se familiarizou com os produtos destinados à atividade agrícola. Prosseguiu os estudos na área de Sociologia, licenciatura que completou na Universidade de Évora.

O jovem licenciado Luís Capoulas Santos iniciou em 1977 uma carreira no Ministério da Agricultura, casa da qual viria a ser dirigente. Em 1991 dedicou-se à atividade parlamentar, após ter sido eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Évora. Voltou a ser eleito em 1995, mas foi chamado a exercer funções de Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural até 1998, ano em que assumiu a pasta como Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, até 2002.

Em 2004 regressou à atividade parlamentar, mas desta vez a nível europeu. Foram 10 anos de trabalho, em que exerceu as funções de porta-voz para os Assuntos Agrícolas do Grupo dos Socialistas e Democratas Europeus e de Vice-Presidente da EUROLAT (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana). Luís Capoulas Santos foi também o Relator do Parlamento Europeu para as Reformas da Política Agrícola Comum (PAC) de 2008 e de 2013.

Esta dedicação à Agricultura foi reconhecida pela Presidência da República, que lhe atribuiu em 2006 a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Agrícola, Comercial e Industrial, classe do Mérito Agrícola, e da República Francesa, que - em 2008 - o homenageou e lhe atribuiu o título de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola.

Luís Capoulas Santos vive em Montemor-O-Novo.