Notícias
O Governo vai simplificar o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), permitindo que este passe a ser feito num mês único e em prestações (sempre o que seu valor seja superior a 100€), não estando assim previsto qualquer aumento do valor do imposto a pagar.
A medida, integrada na Agenda para a Simplificação Fiscal, tem como objetivo facilitar o cumprimento voluntário, reduzir esquecimentos e evitar coimas, proporcionando maior comodidade aos contribuintes.
De acordo com o Ministério das Finanças, "esta alteração vai aliviar o esforço financeiro das famílias, especialmente das que possuem mais do que um veículo", reforçando que não haverá qualquer subida do IUC, nem para carros anteriores a 2007, nem para os posteriores.
A possibilidade de pagamento em prestações aplica-se a situações em que o valor do imposto ultrapasse os 100 euros, permitindo um maior equilíbrio na gestão do orçamento familiar.
Estas alterações irão promover maior justiça e previsibilidade no cumprimento das obrigações tributárias, sem penalizar os contribuintes.
Modal galeria