Notícias
Modal galeria
O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro participou hoje, na Cidade do Futebol, em Oeiras, à cerimónia de homenagem a Diogo Jota, André Silva e Jorge Costa, que foram condecorados, a título póstumo, como Atletas de Mérito.
A cerimónia contou também com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, de representantes da Federação Portuguesa de Futebol e das famílias dos três atletas.
As famílias receberam a distinção numa forma de reconhecer o valor, a dedicação e a excelência de atletas que faleceram neste verão, mas que deixaram uma marca duradoura no desporto português e no prestígio de Portugal no mundo.
Durante a cerimónia, o Primeiro-Ministro dirigiu uma palavra especial às famílias:
"Às famílias do Diogo e do André, por um lado, e do Jorge, por outro, já tanta coisa se disse que eu queria, de uma forma muito simples e singela, dizer-lhes que têm todas as razões para estar orgulhosos por eles terem feito parte daquele grupo muito pequeno de atletas que atingem um patamar tal de excelência, que representam aquilo que fazem, não apenas os próprios, mas toda uma comunidade."
Recordando o percurso dos atletas ao serviço da Seleção Nacional, Luís Montenegro destacou o exemplo de Diogo Jota e Jorge Costa:
"Foram símbolos de excelência, de superação, de humildade, de espírito de sacrifício e de equipa. Representaram sempre não apenas a si próprios, mas um povo inteiro. Um povo que conquistou mundos e que continua hoje, noutras questões, a conquistar o mundo."
O Primeiro-Ministro sublinhou ainda a dimensão humana desta homenagem:
"Em nome do Governo, testemunho às famílias do Diogo, do André e do Jorge que o nosso reconhecimento não tem fim. É um reconhecimento eterno, maior, que sabemos estar também marcado pelo vosso sofrimento. Mas é igualmente um reconhecimento de muita alegria e de muitas recordações de mérito e de excelência."
No encerramento da cerimónia, Luís Montenegro reforçou a mensagem de gratidão do país:
"Aquela distinção que hoje lhes será entregue, a de Atletas de Mérito, é justa, é símbolo da dignidade do povo e, na minha circunstância, representando o povo português, à frente do Governo digo-vos obrigado. Obrigado por aquilo que fizeram por todos nós, por aquilo que fazem por todos nós, obrigado pelas forças que nos deixam a continuarmos todos a lutar com a nossa bandeira, pela nossa missão, pela nossa alma — pela chama de ser português."
Modal galeria