Intervenções
(...)
O início do ano letivo, em setembro, é um momento que marca a vida de todas as comunidades. Das famílias. Dos alunos, que estão certamente felizes por regressarem à escola e reencontrarem os seus amigos.
Para os novos alunos há certamente alguma ansiedade por estarem numa escola nova. Asseguro-vos: rapidamente vão sentir-se em casa e fazer novos amigos. Nesta escola vão crescer e aprender muitas coisas novas.
Sei que muitos de vocês vieram de outros países. Tenho a certeza de que se vão
sentir bem recebidos e que vão encontrar em Portugal o país onde vão poder
realizar os vossos sonhos.
O início do ano letivo é também um regresso, um novo início para os professores.
Como vos transmiti na carta que vos escrevi, ser professor é uma das missões mais nobres, dentro e fora da sala de aula. Ser professor é acreditar no potencial de cada aluno, é elevar expetativas, é mostrar aos alunos que são capazes de ultrapassar qualquer desafio. É fazer os alunos sonhar com novos e melhores futuros. Nada é mais importante do que isto: é na sala de aula que, com os seus professores, nas várias localidades do nosso país, as famílias e os alunos podem acreditar na igualdade de oportunidades.
(...)
Desejo-vos um Ano Letivo de 2025/2026 cheio de sucesso, de conquistas e de momentos gratificantes. Um ano letivo em que trabalharemos juntos, para que Portugal tenha uma Escola Pública mais forte, mais inclusiva e mais inovadora. Um ano letivo em que todos contribuamos para a educação integral dos nossos alunos, preparando-os para poderem realizar os seus sonhos e preparando-os para participarem na construção de uma democracia mais robusta, de uma economia mais competitiva e de uma sociedade mais coesa. Contem connosco, porque nós contamos convosco.
(...)
Leia a intervenção na íntegra.
Modal galeria