O Governo concedeu tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro aos funcionários do Estado, num despacho assinado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
«É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos nos próximos dias 24 e 31 de dezembro de 2024», refere o despacho que será publicado no dia 12 de dezembro no Diário da República.
A razão é a habitual «deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo, tendo em vista a realização de reuniões familiares» e a «a tradição existente no sentido da concessão de tolerância de ponto, nesta época, nos serviços públicos não essenciais».
Excetuam-se, como sempre, «os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente».
O despacho refere ainda que «sem prejuízo da continuidade e da qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos referidos no número anterior devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente».