O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, discursou esta quarta-feira, logo após a sua chegada aos Estados Unidos da América, onde permanecerá até quinta-feira à noite para participar na 79.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
No encontro com portugueses e luso-descendentes do estado de Nova Iorque, em Mineola, o Primeiro-Ministro enfatizou a importância do reforço das relações bilaterais com os Estados Unidos da América, destacando o valor estratégico desta parceria para Portugal.
"Numa altura em que o mundo vive tempos difíceis, tempos de incerteza, tempos de guerra, nós em Portugal, nós no nosso Governo, sabemos quem são os nossos aliados, e nós somos um aliado dos Estados Unidos e sabemos que os Estados Unidos são um aliado de Portugal", afirmou.
O chefe do Governo destacou que o executivo está empenhado em "criar condições" para que a rede diplomática portuguesa ofereça ainda mais apoio aos emigrantes portugueses nos Estados Unidos da América, reforçando o compromisso do Governo com uma maior integração e apoio às comunidades.
Luís Montenegro salientou a importância de um "apoio mais direto" à comunidade para o exercício da participação política e cívica, para o acesso à informação e para a facilitação de processos administrativos junto da administração americana, elementos cruciais no processo de integração. Acrescentou ainda que "a rede diplomática está comprometida em garantir este apoio a todos os portugueses residentes nos EUA e seus descendentes".