Notícias
Modal galeria
O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, está esta segunda-feira em Madrid, para um encontro com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez.
A deslocação a Espanha é a primeira visita oficial do Primeiro-Ministro, um sinal da importância dada pelo Executivo à relação histórica e de cooperação entre os dois países. O encontro servirá também para preparar a próxima cimeira luso-espanhola, a decorrer este ano.
Luís Montenegro vai encontrar-se com Pedro Sánchez na Moncloa, sede do Governo de Espanha, naquele que é o único ponto de agenda desta visita oficial.
Recorde-se que Pedro Sánchez felicitou publicamente Luís Montenegro a 5 de abril, dias depois da tomada e posse do novo Primeiro-Ministro, afirmando então que os dois países continuarão a trabalhar juntos como "parceiros estratégicos e aliados".
"Portugal é um país irmão a que nos unem profundos laços históricos de cooperação e amizade. Continuaremos a trabalhar juntos como parceiros estratégicos e aliados", escreveu Pedro Sánchez na rede social X (antigo Twitter), numa publicação em que revelou ter já falado com Luís Montenegro por telefone.
O Primeiro-Ministro português, no mesmo dia, e também na rede social X, disse querer fortalecer a aliança entre os dois países "a pensar no bem-estar" dos dois povos.
"Obrigado, Pedro Sánchez, pelas palavras de felicitação e disponibilidade para prosseguirmos as relações históricas de amizade e cooperação entre os nossos países", escreveu Luís Montenegro.
No debate do programa do Governo na Assembleia da República, na passada semana, o Primeiro-Ministro salientou que Espanha é "o principal parceiro comercial" de Portugal e que o objetivo de todo o Governo "é proteger, salvaguardar os interesses do país, dos cidadãos, das instituições e das empresas".
Modal galeria