O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu ao lançamento do Módulo Cirúrgico no Hospital das Forças Armadas (HFAR), promovido pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, no Lumiar, em Lisboa.
A obra representa um investimento de 18,1 milhões de euros, IVA incluído, e será executada entre 2025 e 2027. Trata-se do maior investimento de sempre na Saúde Militar.
O projeto insere-se no Plano de Expansão do Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa e Campus da Saúde Militar, permitindo acrescentar mais 31 camas, às 140 já existentes.
«Uma promessa de 11 anos, mas que neste Governo cumprimos em 11 meses», afirmou o Ministro da Defesa, adiantando que o novo módulo de cirurgia do Hospital das Forças Armadas será «dotado das melhores condições e equipamentos que, do ponto de vista técnico, assegurem que, no que tem a ver com esta especialidade, o HFAR estará na linha da frente do melhor que se faz ao nível da saúde em Portugal».
A nova unidade constitui um fator determinante para a consolidação do processo de reforma do sistema de Saúde Militar e para o apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), beneficiando milhares de utentes.