Saltar para conteúdo

Notícias

2024-06-19 às 15h40

Ministro da Defesa acompanhou regresso do submarino NRP Arpão após missão histórica no Ártico

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, acompanhou a chegada do submarino NRP Arpão. 19 de junho de 2024

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo,  acompanhou esta quarta-feira a chegada do submarino NRP Arpão à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, juntando-se à guarnição do navio para percorrer as últimas milhas desta viagem histórica.

O NRP Arpão participou na "Brilliant Shield", uma operação militar da NATO no Mar do Norte, com o objetivo de promover a vigilância e garantir a segurança da área de responsabilidade Aliança Atlântica. 

A 28 de abril, o submarino realizou a operação ÁRTICO 2024, considerada um marco na história, por ter sido o primeiro submarino convencional a operar por baixo do gelo ártico, representando um feito para a Marinha Portuguesa.

"O que foi alcançado alterou paradigmas. Pela primeira vez um submarino convencional, no Ártico, durante quatro dias, conseguiu o desempenho numa missão que só foi tentada e alcançada até hoje por submarinos nucleares", sublinhou Nuno Melo na cerimónia de receção, no Alfeite. 

O NRP Arpão, que cumpriu uma missão de mais de 70 dias, é comandado pelo Capitão-de-Fragata Taveira Pinto e conta com uma guarnição de 34 militares a bordo.

Na cerimónia a assinalar a chegada do submarino, além do Ministro da Defesa esteve também presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.