Saltar para conteúdo
Histórico XXIV Governo Constitucional Voltar para Governo em funções

Notícias

2025-01-16 às 18h58

Ministra da Cultura reconduz administrações do Teatro Nacional D. Maria II e do OPART

Sob proposta da Ministra da Cultura e do Ministro das Finanças, foi aprovada hoje em Conselho de Ministros a recondução dos Conselhos de Administração do OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E. - e do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E..

O Conselho de Administração do OPART é presidido por Conceição Amaral, desde 2019, tendo como vogais Rui Morais e Sofia Meneses. O OPART é a entidade pública empresarial responsável pela gestão do Teatro Nacional de São Carlos, da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon.

O Conselho de Administração do TNDMII, presidido por Rui Catarino desde 2022, tem como vogal Sofia Campos. Para vogal financeira, cargo que se encontrava vago desde 17 de junho de 2024, foi designada Susana Ribeiro de Melo, após pronúncia favorável da CRESAP. 

Notas biográficas 

Conceição Amaral 
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990), pós-graduada em Gestão Cultural nas Cidades pelo INDEG/ISCTE, Lisboa (2002). Em dezembro de 2019, assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do OPART, E.P.E., tendo sido reconduzida para o segundo mandato 2022 - 2024. Foi presidente do conselho de administração da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS). 

O seu percurso inclui também a fundação e direção executiva da TerraCulta - consultoria, produção e gestão cultural (2004-2015), e a função de comissária executiva da exposição LUSA - A Matriz Portuguesa no Brasil (2006-2007). Foi coordenadora da Rede Portuguesa da Fundação Euro-mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo entre as Culturas e diretora do Museu de Arqueologia de Silves. Anteriormente, desempenhou as funções de assessora da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, coordenando cerca de 60 exposições, nacionais e internacionais. 

Rui Catarino 
Licenciado em Economia pelo ISEG, pós-graduado em Gestão Cultural nas Cidades pela INDEG Business School/ISCTE e Fellow Alumn do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center, em Washington D.C., EUA. Presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II desde julho de 2022, tendo integrado o conselho de administração desde 2016. Assistente convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema desde 2008, onde leciona gestão cultural. 

Conta com mais de 20 anos de experiência no setor cultural, tendo exercido funções de produção no Novo Grupo de Teatro e de gestão no São Luiz Teatro Municipal (gestor), no OPART - Organismo de Produção Artística (vogal do conselho de administração), na Fundação de Serralves (assessor da direção-geral), em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (membro da equipa de direção executiva) e na EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, da qual é quadro desde 2005 (assessor do conselho de administração). Integrou, como assessor, o gabinete da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e o gabinete do Secretário de Estado da Cultura.
Tags: teatro, bailado
Áreas:
Cultura