Saltar para conteúdo

Notícias

2024-12-09 às 22h43

Investimento da Lufthansa mostra um «compromisso fortíssimo» com Portugal

Ministro da Economia, Pedro Reis, Amesterdão, 9 dezembro 2024 (foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Ministro da Economia, Pedro Reis, afirmou que a Lufthansa assumiu um «compromisso fortíssimo» com Portugal ao decidir instalar uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aeronaves, que terá 700 trabalhadores qualificados, em Santa Maria da Feira.

Pedro Reis, que fez a declaração em Amesterdão, onde acompanha a visita do Presidente da República aos Países Baixos, disse que a Lufthansa Technik «vai investir a longo prazo mais de três dígitos em termos milhões de euros» nesta fábrica.

«Isto é um compromisso fortíssimo com o país, e é um compromisso bem-vindo, num momento em que, todo o mundo está à caça deste tipo de projetos», disse, acrescentando que o investimento resultou de «um trabalho muito fundo da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal, do Ministério de Economia, com a Lufthansa».

Pedro Reis afirmou que «este centro da Lufthansa pode trazer mais aviação e mais clientes da aeronáutica mundial – eles têm mais de 800 clientes nesta matéria» –, para Portugal.

Trata-se de um investimento com «importância estratégica» que terá «um impacto importante» em Portugal e que «carrega um sinal para os mercados internacionais, para a indústria portuguesa, para a Europa, num momento muito importante de captação de investimento que todos os países querem conseguir».

A Lufthansa Technik «tem mais de 20 mil trabalhadores, está em dezenas de países, e escolheu colocar em Portugal um centro de produção, manutenção, revisão, recuperação, seja de componentes de motores, seja de componentes de aviação». 

O centro vai empregar «mais de 700 pessoas, arrancando já em 2025 uma área de formação, e gente muito qualificada, ou seja, de eletromecânica, de engenharia, de informática, de gestão, numa área e num hub muito sofisticado e muito tecnológico», realçou.

Em comunicado, a empresa de reparação do grupo alemão Lufthansa anunciou que pretende iniciar em 2026 as obras de construção da fábrica em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

A empresa refere que o Governo português, representado pela AICEP, foi «extremamente cooperante» para a realização deste investimento que é «um sinal do compromisso do Grupo Lufthansa com Portugal».