O Primeiro-Ministro Luís Montenegro informou que o fornecimento de energia elétrica já está assegurado a cerca de 80% da população, numa declaração após uma visita à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, após o apagão maciço que afetou pelo menos a Península Ibérica.
Luís Montenegro apelou à população que ainda não têm energia elétrica em casa a manter a tranquilidade, acrescentando que «não faltará muito tempo» para que a situação esteja normalizada.
«Os que estão com a situação normalizada, devem moderar os consumos, de maneira a não provocarmos, nas próximas horas, alguma oscilação que possa perturbar fornecimento de energia elétrica», disse ainda.
O Primeiro-Ministro visitou a Maternidade Alfredo da Costa, para se reunir com os seus dirigentes para «ouvir de viva voz as reflexões que as pessoas tiraram no terreno», nomeadamente sobre «alguma dificuldade acrescida no reabastecimento de alguns geradores em alguns hospitais», incluindo nesta maternidade.
«Tudo se resolveu de acordo com aquilo que estava a ser monitorizado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a colaboração das forças de segurança», disse.
Luís Montenegro disse ainda que «estivemos quase todos ou todos mesmo inibidos de comunicar por um período alargado, é uma situação que transforma as nossas rotinas, nomeadamente aqueles que têm grandes responsabilidades, os que prestam cuidados de saúde», afirmou.