A Infraestruturas de Portugal recebeu duas propostas para a construção do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa. As propostas para o troço Campanhã-Oiã serão agora avaliadas pelo júri do concurso.
A entrega destas propostas ao Concurso Público com Publicidade Internacional para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade marca o arranque da primeira das três fases da LAV Porto-Lisboa.
O júri do concurso esteve reunido de manhã para abrir as propostas que foram carregadas na Plataforma de Compras Públicas e vai agora analisar os méritos de cada uma e decidir um vencedor.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz referiu: «Estamos a construir futuro. Muito mais que descarbonizar, trata-se de mudar o modo de pensar relativamente ao transporte, uma decisão de verdadeira coesão territorial e social».
«Ir de Lisboa ao Porto em 1h15? Porquê usar um avião quando o comboio o assegura? Decisões de hoje, para uma vida inteira», acrescentou.
O objetivo da LAV é impulsionar a competitividade do setor ferroviário, transformando-o num meio essencial para a mobilidade das populações, bem como para o aumento da produtividade e competitividade do tecido empresarial de Portugal.
No cumprimento do EU Green Deal e do Acordo de Paris, entre outros compromissos, Portugal concretiza os objetivos da União Europeia de duplicar o tráfego ferroviário de passageiros, em complementaridade com a linha ferroviária convencional e numa lógica multimodal e sustentável com outras alternativas de mobilidade.