Saltar para conteúdo

Notícias

2024-05-03 às 12h20

Dignificar carreiras e investir em meios nas forças de segurança

Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, na cerimónia do 113.º aniversário da Guarda Nacional Republicana, Lisboa, 3 maio 2024 (foto António Cotrim/Lusa)
Primeira medida – agravamento de penas de crimes contra agentes e guardas – foi aprovada a 2 de maio


«O Governo deixa bem claro que a dignificação das carreiras das forças de segurança passa por cinco dimensões essenciais», afirmou a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, na cerimónia do 113.º aniversário da GNR, em Lisboa.

Os cinco princípios são: 
  • a «justa valorização profissional e remuneratória, transversal a todas as categorias», 
  • a «recuperação da atratividade das carreiras», 
  • a «criação de condições aos elementos que se encontrem deslocados», com apoios ao alojamento,
  • o reforço do «acompanhamento em questões de saúde», 
  • e o reforço do «respeito pela autoridade das forças de segurança e a defesa do agravamento do quadro sancionatório penal nos crimes praticados contra os seus agentes» - aprovado no Conselho de Ministros de 2 de maio.
Margarida Blasco disse que o Governo está «bem ciente dos constrangimentos e das necessidades» das forças de segurança, referindo, além da dignificação das carreiras, o «caráter prioritário» da execução do quadro plurianual de investimentos em meios técnicos, operacionais e infraestruturais.

O Governo começou a negociar com os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR um subsídio remuneratório para os membros das forças de segurança.