«É a partir da capacidade que o desporto tem de oferecer bem-estar e saúde e de ser alicerce dos valores fundamentais da vida em sociedade e do que cada um pode transportar para a sua vida, que desenhamos a política do Governo para o desporto», disse o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
Luís Montenegro, que intervinha na inauguração da reabilitação do Estádio Universitário do Porto, acrescentou que «as áreas do desporto e da educação estão muito relacionadas, porque o desporto tem no ensino uma das suas portas de entrada para que as pessoas se habituem ao exercício físico, para que possam cultivar os valores e para que possam ser detetados os talentos».
O Primeiro-Ministro apontou a importância «da atividade desportiva nas dimensões de bem-estar, de lazer, de promoção da saúde física e mental, e da criação de valores para a vida em sociedade: o trabalho de equipa, a solidariedade, a ética, o respeito pelo outro, da competição saudável – a competição não é nenhum crime, é um estímulo à melhoria da nossa performance –, da entreajuda, do espírito de sacrifício, do jogar e do ficar no banco, o ter alguém a assistir na bancada…»
Tudo isto são «componentes da nossa identidade e matriz de ligação de uns com os outros, da comunidade, das associações, no caso do desporto universitário, da interação das faculdades e universidades umas com as outras», disse.
Luís Montenegro referiu também «dimensão da promoção do País», afirmando que «a maior referência de Portugal no mundo chama-se Cristiano Ronaldo. Um atleta de excelência, como temos outros em várias modalidades, que é o maior embaixador da cultura portuguesa no mundo. E o veículo pelo qual o País tem um ativo destes, foi o desporto».
Seis políticas públicas
O Primeiro-Ministro disse que «quando se fala de políticas públicas, geralmente fala-se de educação, saúde, habitação e mobilidade. E nós acrescentámos dois outros eixos: a cultura e o desporto».
Porque «o desporto consegue conciliar um conjunto de resultados que induzem bem-estar e qualidade de vida», e «a qualidade de vida é muito importante para que o País seja competitivo».
Referindo que «um dos maiores desafios que temos é o da retenção de talento no País» e que para o conseguir «há muitos fatores: boas oportunidades de emprego, boas retribuições do esforço de formação… Mas temos jovens que saem de Portugal porque lhes falta, para alem disto, a qualidade de vida que almejam, com a oferta de serviços públicos nos quais a cultura e o desporto também desempenham um papel importante».
Reforço de verbas
Luís Montenegro lembrou que «no Orçamento do Estado para 2025, as verbas para o desporto aumentaram de forma significativa», e o Governo vai «também reforçar o investimento no projeto olímpico, uma trave-mestra da política desportiva».
O Primeiro-Ministro, acompanhado pelos Ministros dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte (que tutela a política desportiva), e da Educação, Ciência e Inovação, e pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, inaugurou a reabilitação do estádio universitário do Porto, Dr. Jayme Rios Souza, que abrangeu a parte desportiva (pavilhão, estádio e bancada), e administrativa, com fundos da própria universidade.