Saltar para conteúdo

Notícias

2024-12-03 às 15h51

Contratação de 570 oficiais de justiça concluída: preenchidas todas as vagas

Num processo de recrutamento exemplar, conduzido pela Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), ficou hoje concluída a contratação de 570 Oficiais de Justiça que vão reforçar as secretarias judiciais de todo o País.

Os 570 Oficiais de Justiça foram colocados nas vagas disponíveis combinando dois critérios: a classificação obtida no concurso e a preferência indicada sobre as vagas disponíveis, fixadas de acordo com as necessidades prioritárias de cada comarca.

A entrada em funções está prevista para 13 de janeiro de 2025.

Para a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que se encontra de visita à Madeira, onde anunciou diversos investimentos em obras nos Tribunais, «hoje é um dia de dupla celebração para a Justiça: não só se dá início à tramitação eletrónica do inquérito no processo penal – o que muito vai contribuir para dar celeridade aos processos-crime - como ficou concluída a contratação de quase 600 Oficiais de Justiça, preenchendo-se todas as vagas. Os funcionários Judiciais são essenciais ao funcionamento da Justiça. Estou muito contente por termos fechado esta contratação massiva».
A Diretora-Geral da Administração da Justiça, Ana Cláudia Cáceres, considera que estes novos funcionários vão «reforçar as secretarias Judiciais e do Ministério Público, permitindo que a Justiça preste um melhor serviço. Os funcionários judiciais são essenciais para que trabalho dos magistrados e dos advogados seja consequente e eficiente. É com especial satisfação que damos por concluído o processo, preenchendo todas as 570 vagas».

Distribuição das 570 vagas

As 570 vagas serão distribuídas desta forma:
  • 302 para a região norte e centro
  • 204 para a região da grande Lisboa
  • 51 para o sul
  • 13 para as Regiões Autónomas
Contexto

O processo de contratação foi autorizado pelo Ministério das Finanças em agosto passado, tendo o procedimento começado, formalmente, a 10 de setembro, com a publicação do aviso.

O concurso recebeu mais de duas mil candidaturas. Dos 2029 candidatos, foram admitidos a concurso 1647 interessados. Perto de 80% dos candidatos são licenciados na área do Direito, cerca de metade residem na região norte do país; 40% dos candidatos situam-se na faixa etária inferior a 30 anos e metade dos candidatos têm entre os 30 e os 49 anos. 

Revisão do Estatuto dos Oficiais de Justiça 

Entretanto, o Ministério da Justiça prossegue, conjuntamente com a Secretaria de Estado da Administração Pública, os trabalhos de revisão do Estatuto dos Oficiais de Justiça, para que possa entrar em vigor em data a definir em 2025.