As comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões incluem atividades de grande abrangência e elevada qualidade concebidas e a executar pela Comissão recentemente nomeada, a realizar entre 10 de junho de 2024 e 10 de junho de 2026.
O alargamento do prazo – mais um ano do que o previsto – destina-se a ultrapassar a ausência de programação e de orçamento destinado às comemorações que o atual Governo teve de ultrapassar.
Do
programa, destacam-se a elaboração de um audiolivro de «Os Lusíadas» e da «Lírica» de Luís de Camões para distribuir pela rede escolar, em ficheiro de acesso livre, a produção de uma série de 12 podcasts sobre Camões, tendo cada episódio um convidado diferente, em associação com a imprensa e outros canais de comunicação e a elaboração de um breve filme de animação sobre a vida de Camões para os primeiros ciclos do ensino básico.
Será também lançada uma Camoniana digital (organizada por Isabel Almeida), organizada uma grande exposição destinada a revisitar Luís de Camões (com curadoria de João Alves Dias), e realizado um ciclo de seminários, conferências e publicações (dirigido por Isabel Almeida, José Augusto Cardoso Bernardes, Maria de Lurdes Correia Fernandes e Vanda Anastácio), que terão como objetivo estudar Luís de Camões e a sua obra.
Entre várias outras iniciativas, destacam-se igualmente uma exposição biobibliográfica itinerante para as escolas do 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário e uma exposição biobibliográfica, em parceria com o Instituto Camões, que percorrerá, sucessivamente, Goa, Macau, a Ilha de Moçambique e outros pontos do mundo onde se ensina a língua portuguesa, designadamente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Haverá ainda um plano de edições, incluindo a reedição de livros e a publicação de inéditos, pela Biblioteca Nacional de Portugal em parceria com a Imprensa Nacional-Casa de Moeda.
A Comissão para as Comemorações do V Centenário de Luís de Camões, nomeada pela Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, tem a seguinte constituição:
Comissária-geral: Rita Marnoto
Comissários-gerais adjuntos: Diogo Ramada Curto e Joaquim José Coelho Ramos
Diretor executivo: Vasco Silva
Comissariado curatorial: Manuel Corte-Real; Manuela Pargana Silva; José Augusto Cardoso Bernardes; Maria de Lurdes Correia Fernandes; e Vanda Anastácio.