Saltar para conteúdo

Notícias

2024-04-15 às 19h39

Cimeira Luso-Espanhola vai realizar-se em outubro

Primeiro-Ministro Luís Montenegro e Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanchez, discutiram relações bilaterais, europeias e internacionais, Madrid, 15 abril 2024 (foto: Gonçalo Borges Dias)
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro reuniu-se com o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, em Madrid, na sua primeira visita oficial. O Chefe do Governo português propôs que a próxima cimeira bilateral se realize na segunda quinzena de outubro em Portugal, tendo Espanha aceite, decidindo-se posteriormente a data exata e o local.

Luís Montenegro e Pedro Sánchez discutiram vários assuntos das relações bilaterais e a situação da União Europeia e internacional, com destaque para a Ucrânia e o Próximo Oriente.

Luís Montenegro afirmou ser um prazer que seja mantida viva a chama de ligação entre os dois países, povos e governos, acrescentando que não há diferenças de partido que possam pôr em causa esta relação secular, pois o objetivo de ambos é trazer bem-estar aos respetivos povos, tornando as economias mais competitivas para as que pessoas possam viver melhor.

Portugal e Espanha querem percorrer estes caminhos em comum com uma relação de profunda amizade e cooperação, disse ainda.

Interesses comuns

Portugal continuará a ser um companheiro de viagem no aprofundamento das relações bilaterais, que são historicamente muito intensas, disse, destacando o domínio da participação comum no projeto de uma Europa mais próspera, de paz, que sirva os seus cidadãos, e o contributo dos dois países no panorama internacional, para que a democracia e os direitos humanos possam prevalecer face às ameaças que sofrem.

O Primeiro-Ministro afirmou que Espanha conta com a solidariedade e amizade portuguesa na defesa dos interesses comuns dos dois países na União Europeia, sendo necessário que ambos aproveitem os projetos para que há financiamento e que correspondem às agendas estratégicas no âmbito da energia, da tecnologia e do meio-ambiente, quer projetos que já têm em comum, quer projetos que querem levar a cabo, disse também.

Nos projetos já existentes, Luís Montenegro destacou a construção das duas pontes de Alcoutim e Nisa e as ligações de Puebla de Sanabria e Zamora e a conclusão dos projetos ferroviários de passageiros e mercadorias.

Israel e Palestina

No que respeita ao panorama internacional, Luís Montenegro referiu que ambos os países condenaram o ataque de Irão a Israel, e afirmaram a necessidade de, nos contextos europeu e global, tentar evitar uma escalada de violência.

Portugal defende um cessar-fogo imediato que possa servir como rota para a paz e para que possa chegar ajuda humanitária eficaz a Gaza, disse, acrescentando que Portugal está comprometido com as organizações internacionais neste caminho.

Portugal considera que se pode atribuir à Palestina o estatuto de membro de pleno direito na Assembleia Geral das Nações Unidas, o que seria uma mensagem muito importante, e um primeiro passo muito relevante para alcançar a solução dos dois Estados, disse.

Portugal apoia a solução dos dois Estados, Israel e Palestina, considerando que este entendimento tem de ser alcançado de modo multilateral na União Europeia e nas Nações Unidas, disse ainda. 

União Europeia

Na reunião do Conselho Europeu de 17-18 de abril, serão discutidas as perspetivas para aproveitar o mercado único e a competitividade da União Europeia para que esta possa apresentar-se como um bloco comercial mais importante no mundo, ajudando as suas empresas e os seus cidadãos, referiu o Primeiro-Ministro.

Portugal e Espanha vão também contribuir para o esforço da União Europeia para apoiar o povo ucraniano para conseguir superar todos os problemas criados pela invasão russa. Portugal e Espanha sempre se mantiveram na primeira linha da defesa de valores como a legalidade, a paz, os direitos humanos, disse ainda.