Notícias
Já está em funcionamento um novo serviço que permite aos
cidadãos estrangeiros em situação regular solicitarem, de forma única e
simplificada, os três principais números de identificação: o Número de
Identificação Fiscal (NIF), o Número de Identificação da Segurança Social
(NISS) e o Número Nacional de Utente (NNU).
A medida pretende facilitar o processo de integração
dos cidadãos estrangeiros e, simultaneamente, reduzir a pressão sobre os
serviços presenciais de atendimento, beneficiando o funcionamento global da
administração pública.
Este serviço já está disponível em 12 Espaços Cidadão:
Braga, Cascais (2), Lisboa (2), Olhão, Lagos, Setúbal, Porto (2), Loures,
Oeiras. Será alargado no futuro a mais espaços.
Além disso, o Portal disponibiliza uma assistente virtual de
conversação que orienta os utilizadores, passo a passo, em 12 línguas
diferentes, facilitando o acesso a informação por parte de cidadãos.
Este serviço insere-se no Plano para as Migrações,
apresentado pelo Governo em junho de 2024, e, juntamente com a assistente
virtual, cumpre uma das ações previstas no programa Simplex de
desburocratização da Administração Pública.
O novo serviço abrange cidadãos estrangeiros com autorização
de residência atribuída ou que a tenham solicitado, bem como cidadãos da União
Europeia, requerentes de proteção internacional ou titulares do estatuto de
refugiado ou beneficiários de proteção internacional.
Modal galeria