Um pacote total de investimento de 420 milhões de euros, que corresponde à criação de mais de mil postos de trabalho em seis áreas diferentes de atividade foi aprovado em 2024, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) .
Além dos mil postos de trabalho a serem criados, os projetos abrangidos por este pacote de investimento permitirão afetar de forma permanente mais de 600 trabalhadores altamente qualificados a atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.
O reforço muito expressivo da contratualização de investimento permitirá à economia portuguesa arrancar 2025 com boas perspetivas de criação de valor e postos de trabalho, numa conjuntura externa desafiante.
«Este conjunto importante de investimentos contratualizados, em setores estratégicos e com criação forte de emprego qualificado, são uma prova de confiança dos investidores na economia portuguesa e uma aposta no nosso futuro», sublinha o Ministro da Economia, Pedro Reis.
Do pacote de investimentos destacam-se os seguintes:
- Amkor Tecnology, de 150 milhões de euros, para aumento da capacidade da unidade fabril da sociedade localizada em Vila do Conde.
- West Horse Powertrain Portugal, de 47 milhões euros, para aumento da capacidade produtiva da unidade fabril localizada em Cacia.
- Bosch Car Multimedia, de 26 milhões de euros, para desenvolvimento de soluções inovadoras de tecnologia e de eletrónica.
- Vicaima – Indústria de Madeira e Derivados, de 28 milhões de euros, para aumento da capacidade da unidade fabril localizada em Vale de Cambra.
- Da indústria farmacêutica e de tecnologias de informação aplicadas à saúde os da Medinfar, BIAL e Glint, com investimentos na ordem dos 47 milhões de euros.
Estes investimentos agora contratualizados somam-se a outras iniciativas já em execução:
- A fábrica de Mangualde da Stellantis iniciou em outubro a produção em série de veículos elétricos, na sequência de um investimento global de 119 milhões de euros.
- A Bosch inaugurou o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização, com um investimento de 35 milhões de euros.
E a Lufthansa Tecnik anunciou a instalação de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.