Saltar para conteúdo

Intervenções

2024-05-02 às 15h51

Intervenção da Ministra da Juventude e Modernização na apresentação de resultados do projeto para melhorar ae prevenção, assistência, proteção e integração das vítimas de exploração sexual

A nível europeu e internacional, têm sido feitos esforços significativos para combater o tráfico de seres humanos. A Diretiva Anti Tráfico, que tem sido a força subjacente aos empreendimentos da União Europeia na prevenção e combate ao tráfico de pessoas e à proteção das vítimas desde 2011, foi em janeiro deste ano revista para fortalecer a luta contra esta forma moderna de escravatura, proporcionando ferramentas mais sólidas para as autoridades investigarem e combaterem novas formas de exploração.

Esta revisão é particularmente importante, pois, hoje, enfrentamos um desafio adicional: assistimos a uma crescente influência das redes sociais e do ciberespaço no recrutamento e aliciamento de vítimas, bem como na disseminação de conteúdos de abuso sexual infantil.

Não podemos ignorar as realidades tradicionais, mas é crucial reconhecer esta transição para o espaço digital e responsabilizar não apenas os perpetradores diretos, mas também aqueles que utilizam os serviços provenientes do tráfico de seres humanos. É fundamental que todas e todos nós assumamos a responsabilidade de combater essa forma de exploração, tanto na sua origem como nas suas ramificações.


Leia o discurso na íntegra