Todos reconhecemos que, em qualquer sociedade, são imensas as dificuldades que as vítimas de crimes têm de enfrentar. Além dos efeitos imediatos de uma situação de violência ou de abuso, sejam físicos ou emocionais, já tão graves por si só, surgem, muitas vezes, barreiras adicionais: a dificuldade em encontrar informações claras sobre os seus direitos; as dúvidas sobre a forma de procurar apoio, seja por desconhecimento, vergonha ou medo de reviver episódios marcantes; ou mesmo pela ideia da inacessibilidade da Justiça.
É por isso que projetos como o IMPACT são tão necessários: projetos que pela sua ação estratégica, sensível e inovadora, procuram identificar as dificuldades e gizar as respostas, promovendo a criação de um ambiente mais inclusivo e eficaz na proteção e apoio às vítimas de crimes.
A proteção das vítimas de crimes não é exatamente uma área temática do direito, nem um mero ponto de ação governativa.
A proteção das vítimas de crimes é a base de uma sociedade mais justa, humana e solidária, que se compromete com a defesa dos direitos e da dignidade das vítimas e com a construção de um sistema de justiça mais eficiente e sensível.
Leia a intervenção na íntegra