- Reparadas as sucessivas ruturas e reposto o abastecimento de água em todo o Estabelecimento Prisional (EP) desde as 16h30.
- Fuga principal tinha origem numa conduta improvisada há alguns anos que não respeitava as normas técnicas.
- Durante toda a semana, a DGRSP e o Estabelecimento Prisional do Linhó asseguraram soluções alternativas e provisórias para reduzir o impacto no quotidiano de Guardas e Reclusos.
Fuga principal, que afetou abastecimento de água no EP do Linhó esta semana, teve origem numa conduta improvisada há vários anos
Durante a última semana, a Direção do Estabelecimento Prisional do Linhó foi confrontada com sérias dificuldades no abastecimento de água, tendo a Direção-Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP) acompanhado a situação e mantido o Ministério da Justiça informado de forma contínua e ininterrupta.
Uma sucessão de ruturas levou à necessidade de proceder à utilização faseada e seccionada da água à população do Estabelecimento Prisional durante vários dias, sobretudo em duas áreas do EP. Contudo, foram sempre encontradas alternativas para assegurar o fornecimento de água para consumo próprio, para a higiene pessoal e para a limpeza dos espaços comuns.
Depois da intervenção de diversas empresas externas e com a colaboração dos Bombeiros de Alcabideche e da Águas de Cascais, foi, finalmente, possível, repor a normalidade e meio da tarde de hoje.
A Diretora do EP, o Diretor de Serviços de Segurança e o Subdiretor-geral com o pelouro das Prisões acompanharam, todo o tempo e presencialmente, a evolução dos trabalhos, a execução de planos alternativos e a prestação de informação aos reclusos. Acrescenta-se, ainda, que apesar destes constrangimentos, a normalidade no quotidiano no EP foi garantida graças, não só à disponibilização aos Reclusos de água engarrafada e à permissão de acesso às torneiras dos pátios para uso sanitário, mas também atendendo à prestação permanente de informação, por parte da Direção e da Chefia dos Guardas do EP, sobre a situação e sobre as diligências em curso para a resolver.
Agradecimentos
A Direção do Estabelecimento Prisional do Linhó:
- agradece aos trabalhadores o empenho e dedicação com que asseguraram as suas funções, garantindo a ordem e a segurança nas instalações do EP e
- enaltece a compreensão e civilidade com que os reclusos lidaram com as dificuldades no abastecimento de água.
A Direção Superior da DGRSP agradece a pronta, diligente e inestimável ajuda
- da Câmara Municipal de Cascais
- da Empresa Água de Cascais
- da Autoridade Nacional de Proteção Civil e dos Bombeiros de Alcabideche.
Cronologia
• 16 de dezembro: a redução da pressão da água no EP indiciou a existência de uma rutura, tendo sido iniciados os trabalhos para a localizar.
• 17 de dezembro: uma vez identificada, foi reparada a rutura na canalização e reposto o fornecimento pelas 16h00. Cerca das 19h00 o fluxo de água volta a diminuir, impedindo o abastecimento, em simultâneo, em todos os espaços prisionais. Iniciam-se novos trabalhos para identificar a segunda rutura.
• 18 de dezembro: a nova rutura foi reparada e, pelas 23h00, foi fornecida água aos diferentes espaços do EP e encheu-se depósito.
• 19 de dezembro: surgiram problemas de pressão da água na Ala B e no Pavilhão de Segurança, enquanto a Ala A tem o abastecimento regularizado. Constata-se que o depósito tinha perdido toda a água armazenada. Reiniciaram-se os trabalhos de deteção de novas e distintas ruturas que foram sendo reparadas, sem que o problema ficasse solucionado.
• 20 de dezembro: deu-se continuidade aos trabalhos de avaliação e de reparação. Foram estudadas e planeadas soluções alternativas e provisórias.
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