Saltar para conteúdo

Comunicados

2025-03-27 às 16h41

Primeira versão do AMÁLIA estará concluída no final de março

A versão beta do AMÁLIA, o primeiro Modelo de Linguagem em Grande Escala de língua portuguesa de Portugal (LLM Português), estará concluída no final do mês de março, tal como anunciado pelo Primeiro-Ministro no dia 11 de novembro do ano passado, na Websummit.

A versão beta tem capacidade para receber e interpretar instruções em formato de texto e responder com base no conhecimento adquirido, não possuindo ainda conhecimento especializado. Esta versão preliminar servirá como base de treino e desenvolvimento para as duas versões posteriores – a versão base e a versão multimodal, sendo que, nesta fase, a versão beta estará disponível para os investigadores dos centros de investigação que fazem parte do consórcio.

O projeto de desenvolvimento do AMÁLIA é uma iniciativa do Governo, liderada conjuntamente pela Ministra da Juventude e Modernização e pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação.

A iniciativa em causa conta com um investimento de 5,5 M€, financiados pelo PRR e tem a duração de 18 meses, ao longo dos quais serão lançadas 3 versões do AMÁLIA; (i) versão beta (1ºT 2025), (ii) versão base (3ºT 2025) e (iii) versão multimodal (2ºT 2026).

As entidades que estão a liderar a execução operacional do projeto são: a Agência para a Modernização Administrativa (AMA, I.P.), que é responsável pela gestão da iniciativa e por assegurar as condições necessárias para a futura disseminação do LLM por todos os seus potenciais utilizadores públicos e privados, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.), que é responsável por coordenar, junto dos centros de investigação, o treino e desenvolvimento do LLM, assegurar a infraestrutura necessária para o treino e alojamento do LLM, e pelo tratamento e curadoria dos dados utilizados para este treino e desenvolvimento.

Desta forma, após os 18 meses de projeto, a FCT e a AMA assegurarão a infraestrutura e os mecanismos necessários para alojamento e disponibilização do AMÁLIA para toda a comunidade, que estará disponível em open source, de forma gratuita.

O Governo reitera ainda que estas são as únicas entidades envolvidas no projeto de desenvolvimento do AMÁLIA, não havendo, assim, nenhum envolvimento de entidades privadas.

Os detalhes referentes ao projeto constam da Resolução de Conselho de Ministros n.º 201/2024, publicada a 30 de dezembro de 2024.


Leia o comunicado na íntegra