- Na Área Metropolitana de Lisboa registaram-se cerca de 26 000 novas adesões
- Na Área Metropolitana do Porto há mais de 5 500 novos aderentes
- Medida avaliada em 40 milhões de euros pode beneficiar cerca de 240 mil beneficiários
Medida entrou em vigor a 1 de dezembro e abrange todos os jovens até aos 23 anos
O Passe Gratuito para Jovens, título de transporte que beneficia todos os jovens até aos 23 anos, sejam ou não estudantes, registou mais de 31 mil adesões na primeira semana de vigência nas regiões metropolitanas de Lisboa e do Porto. A medida entrou em vigor a 1 de dezembro de 2024.
Assim, na primeira semana do Passe Gratuito para Jovens, registaram-se cerca de 26 000 novas adesões na Área Metropolitana de Lisboa e mais de 5 500 novas adesões na Área Metropolitana do Porto.
Ao alargar este título gratuito a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de serem ou não estudantes, o Governo garante a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária – até aqui, apenas quem estudava podia usufruir deste benefício.
"O Governo quer trazer mais pessoas para os transportes públicos. Com o alargamento do passe gratuito a todos os jovens até aos 23 anos, estamos a desafiar esta geração a optar pela mobilidade verde como forma de se deslocar, mas sobretudo como forma de estar na vida. É urgente criar hábitos que nos permitam vir a ter um planeta mais sustentável, mas também temos a obrigação de criar condições para que essas práticas se enraízem", considera o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
É desígnio deste Governo acelerar a transferência modal para o transporte público – incutindo aos mais jovens os benefícios da mobilidade sustentável -, tendo em vista o cumprimento das metas de descarbonização previstas nos compromissos internacionais.
Esta medida, que integra o Pacote da Mobilidade Verde, aprovado no Conselho de Ministros de 4 de outubro de 2024, implica um investimento de 40 milhões de euros e permite beneficiar cerca de 240 mil potenciais beneficiários.