Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-05-03 às 18h47

Portugal em destaque no leilão do Banco Europeu do Hidrogénio

O Ministério do Ambiente e Energia saúda a inclusão de dois projetos portugueses, o Grey2Green-2 e o MP2X, entre os sete selecionados através do primeiro procedimento de concurso competitivo no âmbito do Banco Europeu do Hidrogénio.

Trata-se de um resultado de grande significado, considerando um total de 132 candidaturas, oriundas de 17 países, a este primeiro leilão de hidrogénio, mas também o facto de os dois projetos nacionais, em conjunto com um projeto de Espanha, terem recebido 590 milhões de euros, num total de 720 milhões de euros agora atribuídos.

Simultaneamente, os resultados representam uma grande responsabilidade, uma vez que os projetos têm de dar início à produção até 2029. O MAEn está confiante na capacidade das candidaturas portuguesas para cumprirem os encargos assumidos.

No seu conjunto, os sete projetos selecionados deverão produzir um total de 1,58 milhões de toneladas de hidrogénio por ano. A União Europeia assumiu a meta de chegar aos 10 milhões de toneladas de hidrogénio produzido internamente até 2030.