• Entre os dias 26 e 27 de setembro, a Ministra da Juventude e Modernização está em Copenhaga, para representar Portugal na Cimeira Ministerial do D9+, o grupo que reúne os países líderes na transição digital na Europa.
• Hoje Portugal será formalmente anunciado como Presidente do grupo D9+ para o segundo semestre de 2025.
• É a primeira que vez que Portugal irá assumir a liderança do D9+, grupo de Estados-membros da UE considerados líderes digitais no espaço europeu.
Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, está em Copenhaga, para representar Portugal na Cimeira Ministerial do D9+, o grupo que reúne os países líderes na transição digital na Europa.
Por esta ocasião, Portugal será formalmente anunciado como Presidente do grupo D9+ para o segundo semestre de 2025. Neste sentido, por iniciativa deste Governo, e após conversações com a atual presidência, Portugal foi escolhido para suceder à presidência dos Países Baixos, que assumirá o cargo no primeiro semestre do mesmo ano.
No dia de hoje, no decorrer da Cimeira Ministerial, a Ministra da Digitalização da Dinamarca, Caroline Stage Olsen, fará uma breve intervenção, na qual anunciará a presidência portuguesa e passará a palavra à Ministra da Juventude e Modernização de Portugal.
Recorde-se que esta é a primeira que vez que Portugal irá assumir a liderança do D9+, grupo de Estados-membros da UE considerados líderes digitais no espaço europeu.
Este será um momento importante para reafirmar a visão estratégica de Portugal em relação à digitalização e à modernização, tanto a nível nacional como no contexto europeu.
O grupo D9+
O grupo D9+ é um grupo informal de Estados-membros "like minded", que partilham ideias e interesses semelhantes e que se assumem como os Estados-membros mais desenvolvidos a nível digital na UE.
Foi criado a 5 de setembro de 2016, por iniciativa da sueca Ann Lide, simultaneamente Ministra dos Assuntos da União Europeia e Ministra do Comércio Externo, com a designação de grupo "Digital 9" (D9 – Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estónia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Irlanda e Reino Unido).
O grupo, que foi sendo progressivamente alargado, passando a ter a designação de D9+, integra presentemente 13 Estados-membros (EM), nomeadamente: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estónia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Irlanda, Espanha, Portugal, Polónia, Eslovénia e República Checa.
O grupo D9+ reúne-se periodicamente para debater temas de interesse particular para estes EM, com o objetivo de contribuir para os trabalhos da Comissão Europeia e do Conselho da União Europeia em matéria do digital.