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Comunicados

2025-03-30 às 11h29

Portos do continente crescem 6% em 2024 atingindo 88 milhões de toneladas de mercadorias

  • Sines impulsiona aumento com mais de 47 milhões de toneladas
  • Inversão da tendência de declínio do movimento dos portos nos últimos anos
  • Estratégia passa por colocar portos como âncoras das infraestruturas
Dados provisórios mostram aumento impulsionado pelo Porto de Sines

A atividade portuária teve um aumento dos movimentos em 2024 na ordem dos 6%, mostram os dados estatísticos mais recentes. De acordo com os dados provisórios das administrações portuárias, o sistema portuário português do continente registou um crescimento global de 6% no volume total de mercadorias movimentadas em 2024, atingindo os 88 milhões de toneladas, face aos 82,8 milhões de toneladas em 2023.

Este aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho do Porto de Sines, que cresceu 11%, na sequência do reforço do tráfego da rota do Cabo, consolidando a sua posição como o maior porto nacional com 54% do total movimentado.

Trata-se de uma inversão da tendência de declínio do movimento dos portos portugueses nos últimos anos, desde 2016/2017, altura em que se registaram movimentos de 94 e 96 milhões de toneladas, respetivamente, depois de forte crescimento desde 2012.

No aumento de movimentos registados, destacam-se os seguintes aspetos:
  • A carga geral fracionada cresceu 3%, ultrapassando os 5,7 milhões de toneladas, com o contributo de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal.
  • A carga geral contentorizada teve um desempenho positivo, com um aumento de 11%, superando as 37 milhões de toneladas. O destaque vai para Sines, que movimentou mais de 23 milhões de toneladas, representando 62% do total deste tipo de carga.
  • Na carga roll-on roll-off (transporte de veículos) Setúbal registou um ligeiro crescimento (+2%).
  • Os Granéis Sólidos registaram um ligeiro decréscimo, apesar de crescimentos nos portos da Figueira da Foz (+6%) e de Setúbal (+ cerca de 5%)
  • Os Granéis Líquidos apresentaram uma subida de 7%, totalizando quase 30 milhões de toneladas, com Sines na liderança com 81% da carga. Setúbal foi o porto que mais se destacou neste segmento com um crescimento de 43%.
O porto de Sines reafirma-se como o principal porto nacional, responsável por mais de metade (54%) da carga movimentada em 2024. Movimentou 47,8 milhões de toneladas, com crescimentos em quase todos os segmentos.

Os portos de Lisboa e Setúbal apresentaram crescimentos de 4%, com Lisboa a evidenciar forte aumento na carga fracionada e contentorizada e Setúbal nos granéis.

Já o porto de Leixões destaca-se na carga geral contentorizada, roll-on roll-off e fracionada, enquanto os portos de Aveiro e da Figueira da Foz se destacam nos granéis sólidos e na carga geral fracionada.

O movimento de contentores também subiu 11%, totalizando 3,3 milhões de TEU. O porto de Sines continua a liderar com 1,9 milhões de TEU, seguido de Leixões e Lisboa, e depois Setúbal.

Estes dados refletem o ritmo de investimento e crescimento que a economia e os portos registaram em 2024, com sequência em 2025. O Ministro das Infraestruturas e Habitação já teve oportunidade de dizer que a ambição nesta matéria consiste em colocar os portos como âncoras das infraestruturas: "Um país de mar, um país que nasce e descobre o mundo tem de colocar na prioridade máxima das suas políticas e infraestruturas os portos", defende.
Tags: portos