- Número de passageiros nos comboios Regionais aumentou 121,4%
- O crescimento do número de passageiros no Intercidades foi de 54,3%
- Alfa Pendular não só não registou quebra na procura como o crescimento foi de 2,4%
- 40% dos PFV vendidos representam novos clientes
- Número de passageiros total da CP cresceu 8,5% em janeiro e fevereiro de 2025, face ao período homólogo de 2024
- Receitas da empresa registaram subida de 3,9%, passando de 33,9 milhões para 35,2 milhões
Receitas da CP sobem para 35 milhões de euros
Os portugueses estão a andar cada vez mais de comboio, graças ao Passe Ferroviário Verde (PFV). Os números falam por si: tanto os comboios Regionais, como o Intercidades, registaram um aumento da procura, com os primeiros a subirem 121,4% e os segundos 54,3%. Os dados comparam os valores de janeiro e fevereiro de 2025, face ao período homólogo de 2024.
Globalmente, a CP–Comboios de Portugal registou um aumento de 8,5% do número de passageiros, face ao período homólogo de 2024. Quer isto dizer que o número de passageiros cresceu de 29,5 milhões para 32 milhões, ou seja, mais 2,5 milhões de passageiros.
No mesmo período, as receitas da CP registaram também uma subida de 3,9%, passando de 33,9 milhões de euros para 35,2 milhões de euros.
Regionais: crescimento de 121,4%
O segmento Regional foi aquele em que se verificou um crescimento mais significativo, mais que duplicando a procura (121%). Nestes comboios, no período de janeiro/fevereiro de 2024 face ao período homólogo de 2025, o número de passageiros aumentou de 2 milhões para 4,6 milhões.
Intercidades: aumento de 54,3%
O Intercidades foi outro dos segmentos de oferta da CP onde se registou um aumento da procura (54,3%), passando de cerca de quase 466 000 passageiros para cerca de 718 000, sendo que 323 000 reservas foram induzidas pelo Passe Ferroviário Verde.
Alfa Pendular: subida de 2,4%
Já o Alfa Pendular registou uma subida de 2,4% do número de passageiros, crescendo de mais de 273 000 para 280 000 passageiros.
Passe Ferroviário Verde: 40% são novos clientes
Os números deste ano verificam-se já em pleno funcionamento do Passe Ferroviário Verde, que entrou em vigor a 21 de outubro de 2024. Já foram vendidos mais de 220 mil passes que permitem viajar em todos os comboios do País por 20 euros mensais, exceto nos Alfa Pendular e nas zonas abrangidas pelos passes intermodais. Mais: 40% dos PFV vendidos representam novos clientes.
O Passe Ferroviário Verde, pode concluir-se, tem tido um forte impacto na procura dos comboios Regionais e Intercidades, não afetando o aumento da procura dos Alfa Pendular nem o crescimento das receitas da CP. Contudo, a CP continua a monitorizar a procura do segmento Alfa, por forma a implementar medidas que potenciem essa mesma procura.
Ministro congratula-se com sucesso do Passe Ferroviário Verde
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, congratula-se com estes resultados, sublinhando a forte aposta deste Governo na ferrovia: "Estamos a alcançar com sucesso o objetivo de trazer mais pessoas para os transportes públicos, nomeadamente para os comboios, no desígnio de assim também atingirmos as metas da descarbonização. Para os resultados alcançados nos dois primeiros meses deste ano pela CP, é indissociável a entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde e o seu preço tão atrativo."
"Estes números tão positivos ao nível de passageiros e de receitas só são possíveis graças ao empenho dos trabalhadores da CP-Comboios de Portugal, a quem deixo um agradecimento pelo profissionalismo demonstrado", adianta o Ministro das Infraestruturas e Habitação.