- Candidaturas galardoadas foram apresentadas pelo Exército e pela Força Aérea Portuguesa.
- Prémio é constituído por um valor monetário de 50.000 euros, distribuídos pelas duas candidaturas com melhor classificação (65 % para a candidatura vencedora e 35 % para o segundo lugar).
Cerimónia decorre a 3 de dezembro, às 15h, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras
O Ministro da Defesa, Nuno Melo e a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, presidem à Cerimónia de Entrega do 31º Prémio Defesa Nacional e Ambiente.
Esta iniciativa criada em 1993 destina-se a galardoar a entidade da Defesa que melhor contribui para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Em 2024, as Forças Armadas Portuguesas apresentaram as seguintes candidaturas: Exército – Brigada Mecanizada, Campo Militar de Santa Margarida, Constância – "A Brigada Mecanizada no caminho para a Neutralidade Carbónica – Gestão Florestal e Sequestro de Carbono"; Força Aérea Portuguesa - Base Aérea n.º 11, em Beja, – "BA11 no caminho verde: Soluções para um ambiente sustentável.
O prémio é constituído por um valor monetário de 50.000 euros, distribuídos pelas duas candidaturas com melhor classificação (65 % para a candidatura vencedora e 35 % para o segundo lugar), e por um diploma de louvor público, concedido pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Defesa Nacional e do Ambiente e Energia. A cerimónia conta com intervenções do Ministro da Defesa Nacional, da Ministra do Ambiente e Energia e do Chefe do Estado Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.