Os principais atores do Turismo estiveram reunidos na segunda-feira com o ministro da Economia, Pedro Reis, e com o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, para delinear a estratégia do setor para 2024, naquela que foi a primeira reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística (CEPT) deste Governo.
Pedro Reis apontou a clara importância estratégica do setor para a Economia portuguesa, realçando que "o Turismo faz parte da nossa identidade". O governante defendeu um Turismo com valor acrescentado, capaz de reter talento, com forte aposta numa agenda verde e na sua internacionalização. "Estamos cá para acelerar crescimento sustentado da nossa economia, apostando nos setores estratégicos como é o do Turismo" – afirmou o Ministro da Economia, defendendo trabalho em parceria e de proximidade na ação.
As entidades representativas do setor reportaram a boa recuperação da atividade após a pandemia e apontaram para um ano de 2024, já a superar os melhores números de 2019 em todas as regiões do país. Ficou expressa a intenção de que a promoção externa para os próximos anos fomente a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes, como é o caso do Turismo de Cultura, de Arquitetura, Gastronomia e de Enoturismo, entre outros. A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir nos próximos anos, com particular ênfase nos mercados dos Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia.
Recorde-se que o Instituto Nacional de Estatística estimou em 2,3 milhões o número de hóspedes e em 5,7 milhões o das dormidas em março de 2024, o que corresponde a um aumento de 17,4% de receitas, a repercutirem-se em todas as regiões do país. O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.