Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-10-04 às 18h48

Ministro da Defesa Nacional acompanha operação Frontex na Grécia

• FRONTEX vigia fronteiras da União Europeia e combate a migração irregular
• Nuno Melo acompanhou patrulha da polícia marítima no mar Egeu
• Portugal tem 15 agentes da Polícia Marítima em operações na Grécia.

Nuno Melo embarcou numa lancha da polícia marítima no mar Egeu
O Ministro da Defesa Nacional visitou hoje os agentes da Polícia Marítima destacados em Molivos, na zona Norte da ilha grega de Lesbos, no âmbito da operação de controlo de fronteiras da União Europeia. Nuno Melo embarcou numa das lanchas da polícia marítima e acompanhou uma patrulha de rotina no mar Egeu.

A Joint Operation POSEIDON corresponde a um pedido da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira FRONTEX aos estados membros da União Europeia que participam no esforço conjunto de vigilância de fronteiras.

A missão da Polícia Marítima na Grécia é realizada por 15 agentes, caracterizando-se pela cooperação no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e externas da Europa, no combate ao crime transfronteiriço e na prevenção da migração irregular proveniente da costa ocidental da Turquia.

O Ministro da Defesa Nacional esteve acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco, e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo.
Áreas:
Defesa Nacional