- Nuno Melo marca presença no Exercício Army Technological EXperimentation (ARTEX 24) e estará também na apresentação da capacidade de Apoio Militar de Emergência (AME)
- O ARTEX é dedicado e aberto ao tecido empresarial, tecnológico e académico e dá continuidade ao processo de modernização do Exército, estando a decorrer no Campo Militar de Santa Margarida até 5 de julho.
- O AME é uma capacidade militar permanente e multifuncional do Exército
ARTEX 24 testa soluções tecnológicas para o Exército português
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, participa na segunda edição do ARmy Technological EXperimentation, (ARTEX), no dia 5 de julho de 2024, a partir das 11h, no Campo Militar de Santa Margarida.
O evento pretende, entre outros objetivos, potenciar as atividades de investigação e desenvolvimento de entidades públicas e privadas do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
O ARTEX está organizado em três fases. Na fase III (01 a 04 de julho), algumas entidades irão realizar experimentações que envolvem fogos reais: testes à integridade de proteção balística, testes com explosivos, testes de loitering munitions e testes com granadas de artilharia inertes.
Nesta segunda edição, o ARTEX conta com a presença de 16 instituições, desde empresas a universidades, envolvendo um total de 30 testes a diversos sistemas.
A condução do ARTEX 24 está a cargo do Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército, apoiado pelo Comando das Forças Terrestres, através do Centro de Capacitação Tática, Simulação e Certificação e da Brigada Mecanizada.
No dia 5 de julho terá lugar a apresentação de resultados e as conclusões do exercício.
Exército apresenta capacidade de Apoio Militar
Nuno Melo estará também presente na apresentação da capacidade de Apoio Militar de Emergência (AME), designadamente as suas valências e principais meios, a partir das 15h, no Regimento de Apoio Militar de Abrantes.
O AME representa toda a colaboração do Exército na resposta a emergências complexas, designadamente acidentes graves e catástrofes naturais ou provocadas, nomeadamente incêndios florestais, contaminação do meio ambiente, atos terroristas, elevado número de desalojados, cheias e inundações, sismos, riscos tecnológicos e erupções vulcânicas, materializada no apoio às entidades responsáveis pela Proteção Civil e na proteção e salvaguarda de pessoas e bens.
O AME é uma capacidade militar permanente, multifunctional, de duplo uso, modular e abrangente.