1. Pela primeira vez, um submarino convencional navegou debaixo do gelo Ártico.
2. O NRP Arpão participou na "Brilliant Shield", uma operação militar da NATO no Mar do Norte.
3. Ministro Nuno Melo vai embarcar no submarino para percorrer as últimas milhas da viagem
até à Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
Navio da marinha portuguesa cumpriu missão histórica no Ártico
Nuno Melo vai acompanhar na quarta-feira, 19 de junho, a chegada do submarino NRP Arpão à Base Naval de Lisboa, no Alfeite. O Ministro da Defesa Nacional junta-se à guarnição do navio para percorrer as últimas milhas desta viagem histórica. Pela primeira vez, um submarino convencional navegou debaixo do gelo Ártico.
A cerimónia terá lugar na Base Naval de Lisboa, no Alfeite e será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional. O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, também vai estar presente.
O NRP Arpão participou na "Brilliant Shield", uma operação militar da NATO no Mar do Norte. A 28 de abril, o submarino realizou a operação ÁRTICO 2024, considerada um marco na história, por ter sido o primeiro submarino convencional a operar por baixo do gelo Ártico, representando um feito para a Marinha Portuguesa.
O submarino é comandado pelo Capitão-de-Fragata Taveira Pinto e conta com uma guarnição de 34 militares a bordo.
(Os órgãos de comunicação social interessados em estar presentes deverão confirmar até terça-feira, 18 de junho, através do email: marinha.rp@marinha.pt, indicando a identificação dos elementos presentes.)