Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-12-20 às 21h19

Ministério do Ambiente e Energia avança com a reabilitação da Ribeira de Algés

  • Primeira fase da reabilitação terá início em 2025, no troço que se encontra em estado mais crítico;
  • Ministério do Ambiente e Energia vai financiar metade da intervenção na Ribeira de Algés.
Maria da Graça Carvalho: "Estamos a investir na proteção de pessoas e bens"

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, decidiu autorizar a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a avançar com a reabilitação da Ribeira de Algés.

Esta decisão surge na sequência da reunião que teve lugar na manhã desta sexta-feira, no Ministério do Ambiente e Energia, entre Maria da Graça Carvalho e Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Em causa estão obras de reabilitação a realizar na conduta da Ribeira de Algés, que, numa primeira fase, já em 2025, ocorrerão no troço que se encontra em estado mais crítico, entre o Largo Comandante Augusto Madureira e o Mercado de Algés.

O Ministério do Ambiente e Energia vai financiar 50% da intervenção prevista, ficando o restante valor a cargo da Câmara Municipal de Oeiras.

"Esta é uma intervenção de grande importância, no âmbito as políticas de prevenção de cheias que o Governo tem vindo a adotar. Estamos a investir na proteção de pessoas e bens, enquanto valorizamos os nossos recursos naturais.", refere Maria da Graça Carvalho.

A assinatura do protocolo para a primeira fase da obra, entre a APA e a Câmara Municipal de Oeiras, ficou agendada para o próximo dia 7 de janeiro.

Numa segunda fase, irão avançar as restantes obras de reabilitação de toda a bacia da Ribeira de Algés, que envolvem os municípios de Oeiras, Amadora e Lisboa.