- Conferência "Inovação e Bem-estar para o Sucesso" visa lançar uma reflexão em torno da inovação pedagógica, da saúde mental dos estudantes, da promoção do bem-estar e do seu papel num percurso académico de sucesso.
- Mudança de paradigma no Ensino Superior, em que o bem-estar e sucesso dos estudantes está no centro da experiência académica.
- Apresentação do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), que terá por missão promover a inovação pedagógica para melhorar o sucesso, a saúde e bem-estar das comunidades académicas.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) promove esta semana uma conferência de dois dias (24 e 25 de outubro), na Universidade de Coimbra, com o título "Inovação e Bem-estar para o Sucesso", que visa lançar uma reflexão em torno da inovação pedagógica e da sua relação com a saúde mental dos estudantes e, mais em geral, a promoção do bem-estar e do seu papel num percurso académico de sucesso.
A coordenação destes três programas, que envolvem um investimento PPR (
Impulso Mais Digital) e do Orçamento do Estado de 52 milhões de euros, visa assegurar que estes programas têm um impacto significativo no bem-estar dos estudantes, incentivando sinergias entre os vários projetos.
No âmbito do programa de criação de centros de excelência de inovação pedagógica, será ainda apresentado o Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), que terá por missão promover a inovação e a formação pedagógicas como dimensões essenciais do espaço de educação superior, para melhorar a qualidade do ensino e de contribuir para o sucesso e o bem-estar das comunidades académicas em Portugal.
Este novo órgão poderá ainda pronunciar-se sobre a articulação entre os Centros de Excelência de Inovação Pedagógica nacionais, participar no diálogo entre os agentes e os atores da educação superior para uma reflexão e atuação estratégicas no âmbito da inovação pedagógica e elaborar propostas, estudos, pareceres, recomendações e orientações para o desenvolvimento da inovação pedagógica, entre outras competências.
Assim, pretende-se estimular uma mudança de paradigma no Ensino Superior, em que o bem-estar e sucesso dos estudantes está no centro da experiência académica.
A conferência terá como oradores vários especialistas nacionais e internacionais nas áreas em questão, bem como estudantes do ensino superior. Contará ainda com a participação dos vários consórcios e das instituições de ensino superior que estão a desenvolver projetos no âmbito destes programas, com vários momentos de networking – uma espécie de speed dating académico.