- A primeira versão do Gov.pt já está disponível, sendo este o primeiro passo para a integração de todos os serviços públicos numa única aplicação móvel.
- Entre os destaques da aplicação estão o acesso a 16 documentos oficiais, adesão à Chave Móvel Digital por biometria, assinaturas digitais qualificadas e autenticação por QR Code.
A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades, destaca-se a disponibilização de 16 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel, garantindo acesso rápido e simplificado.
Além de possibilitar a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) através da tecnologia biométrica, a ferramenta oferece ainda a validação segura de documentos digitais e a assinatura digital qualificada com pleno valor jurídico, proporcionando segurança e agilidade aos utilizadores.
Outra funcionalidade essencial para agilizar o acesso a serviços, seja online ou presencialmente, é a autenticação por QR Code, que se apresenta como um processo simples e seguro. Para os cidadãos e empresas, a gestão centralizada das autorizações dos cartões digitais marca mais um passo na conveniência e segurança do sistema digital governamental.
No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas.
A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos.