- Compra de 24 unidades triplas é financiado pelo Programa Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental e representa investimento de 134 milhões de euros
- Ministro das Infraestruturas congratula-se com renovação da frota que permitirá redução nos tempos de espera e transporte mais sustentável
- Contrato assinado com a Stadler Rail Valencia enviado para visto prévio do Tribunal de Contas
Investimento integra Plano de Expansão e de Modernização do Metro
O Metropolitano de Lisboa assinou com a Stadler Rail Valencia, S.A.U. um contrato para aquisição de 24 unidades triplas (72 carruagens) da série ML 24, com a opção de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), no valor de 134 milhões de euros.
O contrato, assinado a 22 de outubro de 2024, foi celebrado no seguimento do lançamento de um concurso público internacional para aquisição de material circulante para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., lançado a 30 de novembro do ano passado, com o preço base de 138 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
A aquisição das 74 carruagens é cofinanciada em 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030, ficando o restante financiamento a cargo do Fundo Ambiental.
O prazo do contrato agora anunciado é de 54 meses e terá início depois do Tribunal de Contas dar visto prévio.
O esperado aumento da procura face à expansão da rede, o aumento e ajustamento da frequência de operações em resultado da instalação do sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control) e a necessidade de assegurar a substituição de material circulante em fim de vida são fatores que impõem a renovação do material circulante do Metropolitano de Lisboa.
"Em matéria de mobilidade, um dos desígnios do Governo é trazer as pessoas para os transportes públicos em detrimento do transporte individual, numa política de promoção da intermodalidade, da descarbonização e da redução dos tempos de deslocação. Estamos conscientes que, para isso, temos de proporcionar boas experiências de utilização e maior oferta na frequência de operações e também que é necessário adaptar os transportes às necessidades de acessibilidade plena", considera o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
A nova série ML 24 oferece áreas para fixação de cadeiras de rodas, devidamente sinalizadas, equipadas com um encosto, cinto de segurança e apoio lateral, intercomunicador e botão de aviso para contacto com o maquinista.