- Criação de projeto para divulgação de informação destinada a educar o público e a promover a adoção de práticas sustentáveis em toda a sociedade;
- Ministra do Ambiente e Energia valida investimento de 150 mil euros em comunicação que visa alinhar o desenvolvimento económico com a importância da natureza.
Maria da Graça Carvalho: "Crescimento económico e criação de emprego"
O Ministério do Ambiente e Energia aprovou o financiamento de um projeto comunicacional para a bioeconomia sustentável e a economia circular. O investimento, que ascende aos 150 mil euros, visa fortalecer a informação e a sensibilização pública, através de diversas atividades, sobre a importância destes dois segmentos da economia para uma transição verde mais eficaz em Portugal.
O projeto disponibilizará informação sobre iniciativas em curso – destacando planos inovadores e boas práticas – e um conjunto de ferramentas e recursos, para apoiar as empresas e os investigadores a desenvolverem os seus projetos neste âmbito.
"A transição para a bioeconomia sustentável e a economia circular é crucial para o futuro ambiental e económico do País. Com este investimento, serão envolvidos todos os setores da sociedade na adoção de práticas sustentáveis e, simultaneamente, educar, informar e motivar ações concretas que contribuam para os objetivos de sustentabilidade do País e da União Europeia", explica a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para quem "a bioeconomia sustentável e a economia circular são oportunidades de crescimento económico e de criação de emprego, e que, ao mesmo tempo, contribuem para a proteção do ambiente".
A ser desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com financiamento do Fundo Ambiental, entidades tuteladas pelo Ministério do Ambiente e Energia, o projeto consiste, entre outras medidas, na produção de um documentário e na organização de uma conferência temática, intitulada "Bio.nomia", que reunirá especialistas, stakeholders e o público em geral, para discutir os desafios e oportunidades da bioeconomia sustentável.