Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-10-01 às 12h23

Governo aprova investimento de 83 milhões de euros para produção de hidrogénio renovável

Aprovadas 22 candidaturas, com um total de financiamento de 83 milhões de euros, que permitirão alcançar capacidade total de 178,5 MW na produção de hidrogénio e outros gases renováveis; 
Projetos contribuem para os objetivos climáticos de Portugal, reforçam competitividade do setor energético e criam oportunidades para a indústria de hidrogénio renovável no País. 

Maria da Graça Carvalho: "Criamos condições para pôr País na vanguarda deste setor" 

O Ministério do Ambiente e Energia, através do Fundo Ambiental, aprovou 22 projetos para a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis. Este investimento, no valor de 83 milhões de euros, enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um passo importante para a descarbonização da economia portuguesa. 

O financiamento do PRR permitirá a instalação de uma capacidade de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis de 178,5 MW. A execução destes projetos contribuirá diretamente para a meta de 200 MW de capacidade adicional instalada, prevista para ser atingida até ao primeiro trimestre de 2026. 

Em causa estão projetos que abrangem diferentes tecnologias e setores, desde a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis até à sua utilização nos transportes e na indústria. 

"Com este investimento, estamos a dar um passo decisivo para a transição energética em Portugal, promovendo a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, que são essenciais para a descarbonização de diversos setores da economia", considera a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. 

A Ministra sublinha a importância de apoiar a inovação e a criação de novas oportunidades de negócio neste setor em crescimento. "O hidrogénio renovável é uma das tecnologias- chave para a transição energética e para a descarbonização da economia. Com este investimento, estamos a criar as condições para que Portugal se posicione na vanguarda deste setor", afirmou. 

O Governo acredita que a execução destes projetos contribuirá para o cumprimento das metas nacionais de descarbonização e para a promoção de uma economia mais circular e sustentável.