Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-07-25 às 16h19

Visita a Timor-Leste é de amizade e trabalho

Primeiro-Ministro António Costa e Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, na reunião de trabalho entre os dois Governos, Díli, 25 de julho de 2023
«Esta visita destina-se, sobretudo, a identificar as prioridades do novo Governo de Timor-Leste para a cooperação, para que o próximo programa de cooperação 2024-2028 corresponda às prioridades do Governo, já que coincide precisamente com o seu mandato», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa, no final de uma reunião de trabalho com o Primeiro-Ministro timorense, Xanana Gusmão, no primeiro dia da sua visita oficial de dois dias.

A «visita ocorre num momento muito importante, em que o novo Governo de Timor-Leste está no início das suas funções» e Portugal está «a preparar o novo programa estratégico de cooperação, para entre 2024 e 2028».

«É uma visita de amizade, de trabalho, mas também de abertura de portas para que os nossos Ministros e as nossas Embaixadoras possam desenvolver depois o trabalho e desenhar o novo programa estratégico de cooperação», acrescentou.

O Primeiro-Ministro timorense sublinhou que «a amizade que sempre foi demonstrada pelo povo português e pelo Governo português será mais uma vez provada, na prática, no apoio a este jovem país que quer ir para a frente, que quer desenvolver-se, para que o povo sinta que a independência valeu a pena».

Portas de entrada

No discurso no jantar oferecido pelo Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, o Primeiro-Ministro português afirmou que as empresas portuguesas devem aumentar a sua presença no país e aproveitar a oportunidade criada pela entrada de Timor-Leste na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Lembrando que Portugal é o principal parceiro comercial europeu de Timor-Leste e conta com uma presença significativa de empresas no país, afirmou a necessidade de melhorar as relações comerciais e de investimento, contribuindo mais para o desenvolvimento e crescimento do país.

A integração de Timor-Leste na ASEAN representa uma enorme oportunidade para a expansão e desenvolvimento das empresas portuguesas em toda esta região, um mercado que não conhecem e que contam com Timor e os timorenses para ajudar a conhecer e abrir as portas.

Timor-Leste pode assumir-se, não só para Portugal, mas também para os restantes países da Comunidade de Língua Portuguesa, como porta de entrada num importante mercado de 650 milhões de pessoas, bem como ser porta de entrada destes grupos regionais nos países da CPLP, disse.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão disse que o seu Governo quer desenvolver a economia azul para gerar desenvolvimento sustentável, afirmando o desejo de colher a experiência, conhecimento e inovação portuguesas.

Xanana Gusmão referiu também o objetivo de descentralizar a administração e a experiência portuguesa que Timor-Leste pode aproveitar.

Imigração

O Primeiro-Ministro português reuniu-se também com o Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, tendo António Costa afirmado no final que o assunto da mobilidade e da exploração laboral de timorenses em Portugal foi discutido e que os dois países estão a criar um modelo para combater circuitos paralelos de imigração ilegal.

«Desde o passado dia 10, voltámos a emitir vistos» de entrada em Portugal, «agora de uma forma mais controlada», disse, acrescentando que «houve uma intervenção relativamente aos timorenses que estavam em território português» atraído por melhores condições de vida, mas sem emprego ou alojamento.

A Embaixada de Portugal em Díli tem já uma funcionária «para tratar exclusivamente de temas de formação e de emprego», «para que tudo seja tratado diretamente através da Embaixada, evitando qualquer tipo de circuitos paralelos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e exploração das pessoas».

Os dois países vão assinar, ainda nesta visita, um protocolo que «permitirá seguir uma boa prática», «que já estamos a praticar em Cabo Verde, de fazer formação no país de origem, para as pessoas desenvolverem uma atividade profissional ou no país de origem ou em Portugal, mas já com formação feita», disse.

António Costa disse ainda que a migração deve ser «feita por canais legais, para que seja do benefício do próprio, para benefício do seu país de origem e do país de destino», acrescentando que «a única a forma eficaz de combater a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos é termos canais legais de migração».

Visita

O Primeiro-Ministro António Costa visita oficialmente Timor-Leste durante dois dias. No primeiro, 25 de julho, reuniu-se com o seu homólogo Xanana Gusmão e com o Presidente Ramos Horta, tendo ainda visitado o Centro Cultural Português, que passa a chamar-se Jorge Sampaio, e esteve num jantar oferecido pelo Primeiro-Ministro timorense.

No segundo, 26 de julho, reúne-se com a Presidente do Parlamento Nacional, Fernanda Lay, visita o Cemitério de Santa Cruz, o Centro Juvenil Padre António Vieira, a Escola Portuguesa, que tem o nome do poeta Ruy Cinatti, inaugura as novas instalações do Centro de Língua Portuguesa na Universidade, e visita o Externado de São José.

Integram a comitiva portuguesa os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Gomes Cravinho, que visita três países da região, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.