Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-24 às 15h13

VI Encontro de Alto Nível Portugal-França

O Primeiro-Ministro, António Costa, desloca-se no dia 28 de junho a Paris, onde presidirá, com a sua homóloga francesa, Élisabeth Borne, ao VI Encontro de Alto Nível Portugal-França.

Dedicado ao tema «Ciência, Inovação e Ensino», com destaque também para as áreas da Energia, Ambiente e Oceanos, este VI Encontro de Alto Nível tem como objetivo reforçar o relacionamento bilateral e aproveitar as oportunidades resultantes da aposta de ambos os países na promoção da investigação, na ciência e tecnologia, nas transições energética, digital e ambiental, bem como nos oceanos. 

Pretende-se aumentar o intercâmbio científico entre Portugal e França, dando início a uma nova fase de relacionamento entre instituições académicas, institutos científicos e empresas inovadoras. 

A dinamização do ensino da língua portuguesa em França e da língua francesa em Portugal será também discutida, assim como o interesse comum na preservação e no potencial dos Oceanos - Portugal organizou em Lisboa a II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, cabendo a França acolher a terceira edição deste fórum, em Nice em 2025.

Acompanham o Primeiro-Ministro, nesta deslocação, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o Ministro da Educação, João Costa, o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.