Saltar para conteúdo

Notícias

2022-09-13 às 14h09

Temos uma escola que se modernizou e que se moderniza

Cerimónia de abertura do Ano Letivo 2022/23
Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Educação, João Costa, visitam Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora, 13 setembro 2022 (foto: Paulo Henriques)
«Não temos, como alguns gostam de tentar dizer, uma escola parada no tempo, não temos uma escola que está a olhar para o retrovisor, para trás», afirmou o Ministro da Educação, João Costa, que acompanhou o Primeiro-Ministro António Costa numa cerimónia de abertura do ano letivo, no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora.

O Ministro referiu que «o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira é exemplificativo do que se passa pelo País», acrescentando que «temos uma escola que faz com que a comunicação social já não precise de ir à Finlândia ver projetos modernos e inovadores, porque temos as Finlândias todas cá em Portugal, temos as Finlândias em Évora e em todos os cantos do País».

«Portugal tem escolas com planos de inovação curricular e pedagógica, com tutorias de apoio aos alunos e com um ensino profissional que trabalha em articulação com as necessidades das empresas e dos territórios», disse João Costa.

Ensino profissional

Referindo-se ao testemunho de um aluno do ensino profissional na cerimónia, o Ministro afirmou que mostra que «o ensino profissional é uma aposta segura de futuro para o desenvolvimento do País e, por isso mesmo, marcamos este ano letivo com o dobro das escolas a aderir ao Plano Nacional das Artes: eram 220 agrupamentos; hoje são 440».

João Costa apontou que «marcamos este ano letivo com um crescimento exponencial dos alunos que usam manuais escolares digitais, são 12 mil este ano que contrastam com apenas nove turmas há apenas três anos». 

Simultaneamente, «arrancamos este ano letivo com novas orientações para a matemática, uma matemática que integra o pensamento computacional, que integra mais estatística, que também se moderniza e adequa às necessidades do presente e do futuro».

Escola é sobre pessoas

Mas, «temos, sobretudo, uma escola que se humaniza. Tudo o que aqui ouvimos mostra uma escola que não é sobre estatísticas, não é sobre taxas, não é sobre números, é sobre pessoas e sobre emoções e sobre aprendizagens que fazem sentido». 

É uma escola «sobre a preparação para os grandes desafios que todos enfrentamos enquanto sociedade: o desafio do clima, o desafio da paz e o desafio da relação. Porque começar o ano letivo é sempre o começar de novos afetos, de novas relações, sabendo que aprendemos melhor quando o reconhecimento e o bem-estar andam de mãos dados», afirmou. 

O Ministro terminou agradecendo «a todos os professores que, em cada ano, são construtores de novas vidas. A todos os que trabalham nas escolas, um agradecimento pela entrega constante. A todos os estudantes, que este seja um ano com muito trabalho, empenho e colaboração. O sucesso também depende de vós. Feliz ano novo».