Saltar para conteúdo

Notícias

2022-07-04 às 18h20

«Temos que reforçar a nossa capacidade de produção da aquacultura»

Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita empresa de aquacultura, Mira, 4 julho 2022
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou que Portugal deve reforçar a sua capacidade de produção da aquacultura, por ser «determinante» enquanto atividade complementar da pesca.
 
«Temos que reforçar a nossa capacidade de produzir alimentos e a aquacultura é uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento económico e ambiental dos nossos recursos», disse Maria do Céu Antunes, numa declaração à agência de notícias Lusa, após uma visita à antiga Acuinova, agora Flatlantic, sediada em Mira, no distrito de Coimbra.
 
Para a Ministra, face à necessidade de aumento da quantidade de alimentos disponíveis devido ao crescimento da população mundial, é fundamental aumentar a produção com recurso à aquacultura, setor que pode contribuir para a sustentabilidade dos recursos marinhos portugueses.
 
Maria do Céu Antunes afirmou que aquela unidade produtora em Mira é «um excelente exemplo» para outros investimentos na área, tendo criado postos de trabalho, alguns dos quais «altamente qualificados», num concelho marcado pela tradição piscatória.
 
«Queremos mostrar um setor ligado aos nossos recursos marinhos que é sustentável nas três dimensões – económica, social e ambiental – e queremos continuar a apoiar este setor, seja por via do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] ou do Mar 2030, para garantir segurança no abastecimento alimenta», frisou.
 
A Ministra referiu que o Governo não tem uma meta definida para o aumento da produção da aquacultura, mas quer fazê-lo, «com objetivos claros para se assumirem compromissos com o setor».