Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-10 às 18h44

Secretário de Estado da Economia reuniu-se com responsáveis do setor do Metal Portugal

O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, reuniu-se com os responsáveis da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), um dos setores mais dinâmicos da economia nacional e que representa cerca de 30% do total das exportações portuguesas.
 
A reunião decorreu após as visitas a duas importantes empresas desta indústria – @Adira Metal Forming Solutions, SA., e @António Meireles, SA., nas quais o Secretário de Estado pôde testemunhar a aposta do setor em inovação, sustentabilidade e qualidade.
 
Em 2022, as exportações deste setor voltaram a registar um novo máximo histórico: 23 080 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 16,1% face a 2021. Só no mês de dezembro, as vendas das empresas do Metal Portugal ao exterior atingiram os 1706 milhões de euros, mais 10% do que no mês homólogo de 2021.
 
Os subsetores metalurgia de base, produtos metálicos e máquinas e equipamentos foram os que mais contribuíram para os resultados alcançados. Os países para os quais se  registou o maior aumento nas exportações foram Alemanha, Espanha, França, EUA, Angola, Irlanda e Itália.
 
Na tarde de 10 de fevereiro, Pedro Cilínio visitou o CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, um organismo que tem tido um papel fundamental de apoio às empresas tendo em vista o reforço da competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e setores afins e complementares.