Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-31 às 15h37

Secretária de Estado da Proteção Civil visitou DECIR no distrito da Guarda

Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, visita DECIR no distrito da Guarda, Guarda, 31 julho 2022
A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, agradeceu aos elementos do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais posicionados no distrito da Guarda e deixou uma mensagem de confiança no trabalho que ainda têm pela frente. 
De visita ao Centro de Meios Aéreos da Guarda, Patrícia Gaspar cumprimentou os agentes e alertou para os desafios que o país enfrenta. 

«Não quero deixar uma mensagem alarmista, mas não posso deixar de vos fazer este apelo. Os tempos que estamos a viver são, efetivamente, de mudança. Estamos a atravessar uma crise climática que nos vai trazer um futuro com incêndios ainda mais difíceis de combater. E esse futuro está próximo».

Neste quadro, a Secretária de Estado demonstrou total confiança no dispositivo, afirmando: «Eu confio, sem margem para dúvida, na capacidade e no trabalho deste imenso dispositivo, na forma abnegada e desinteressada com que têm ajudado a enfrentar estes desafios e na forma como vão continuar a fazê-lo».

Patrícia Gaspar lembrou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo e por todas as entidades que integram o sistema, de forma «gradual e sustentada», num processo de transformação da forma como o país se prepara e responde a ocorrências cada vez mais complexas. 

Ao Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Patrícia Gaspar deixou também um agradecimento: 

«É aqui, no patamar local, que tudo começa e é aqui que são resolvidas 90% das ocorrências», afirmou. 

No Centro de Meios Aéreos do distrito da Guarda estão elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Corpos de Bombeiros da Guarda, de Gonçalo e de Famalicão da Serra, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, Dispositivo Territorial da GNR e da PSP, Sapadores Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF I.P.), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).