Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-12-05 às 11h53

Renováveis abasteceram 87% da eletricidade consumida em novembro

Este é o segundo valor mais alto do ano, ficando só atrás dos 88% registados durante o mês de janeiro

O número, divulgado hoje pela REN - Redes Energéticas Nacionais, está bastante acima dos 67% registados em outubro


A produção de energia de fonte renovável abasteceu 87% da eletricidade consumida em Portugal durante o mês de novembro. As condições favoráveis para as produções hidroelétrica e eólica  explicam esta subida.

De acordo com a REN, empresa gestora do sistema elétrico, coube à energia não renovável apenas 13% do consumo de eletricidade, enquanto o saldo de trocas com o estrangeiro foi ligeiramente exportador, equivalendo a cerca de 2% do consumo nacional.

Novembro, um mês positivo
O mês passado foi muito favorável à produção hidroelétrica e eólica,  A primeira registou um índice de produtibilidade de 2,02 (média histórica de 1), o terceiro valor mais elevado dos registos da REN para este mês (registos desde 1971).

Ainda nas hidráulicas, registou-se no dia 5 de novembro um novo máximo histórico na potência entregue à rede, 6.719 Megawatts (MW), acima dos 6.569 MW de janeiro deste ano.

Já na energia eólica, o índice mensal situou-se em 1,04, enquanto na fotovoltaica foi de 0,92.

59%  de renováveis desde o início do ano
No período de janeiro a novembro, a REN indica que os índices de produtibilidade associados às energias renováveis "estão próximos dos valores médios", com o de energia hidráulica a registar 0,98 e os de eólica e solar ambos com 1,01.

"Desde o início do ano até ao final de novembro, a produção renovável abasteceu cerca de 59% do consumo, repartida pela eólica com 25%, hidroelétrica com 21%, fotovoltaica com 7% e biomassa com 6%", detalha.

Quanto à produção a gás natural, abasteceu 20% do consumo e o saldo importador assegurou igualmente 20%.

No mercado de gás natural, mantém-se a tendência de queda, com uma variação homóloga global de -31% em novembro.