Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-24 às 16h43

Reforçado apoio a instituições e alunos do ensino superior

Primeiro-Ministro António Costa e Ministras da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão do Dia Mundial da Ciência, Lisboa, 24 novembro 2022 (foto: António Pedro Santos/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa anunciou o «reforço extraordinário para as instituições de Ensino Superior no total de 25 milhões de euros» e um aumento de 10% das bolsas para os estudantes, com mais cinco pontos percentuais para os alunos deslocados, na abertura de uma sessão dedicada ao Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica, em Lisboa.

António Costa afirmou que haverá «uma atenção especial, nesta fase difícil, em que o mundo, a Europa e Portugal enfrentam uma fase inflacionista grave» que ««afeta o funcionamento das instituições, a capacidade de as famílias manterem os seus filhos a estudar e dos próprios se manterem a estudar». 

Além dos 25 milhões de euros destinados a aumentar a capacidade de as instituições de Ensino Superior fazerem face à subida sobretudo dos custos com a energia, «haverá ainda um reforço extraordinário do aumento de todas as bolsas em 10%, mais cinco pontos [percentuais] na atribuição das bolsas para os alunos deslocados» e «um aumento de 50% para os bolseiros Erasmus». 

O Primeiro-Ministro acrescentou que «queremos criar melhores condições para que mais alunos possam continuar a estudar e para que as instituições do Ensino Superior possam continuar a desenvolver o seu trabalho de formação de recursos humanos e de investigação».

António Costa lembrou o objetivo de chegar a 2030 com 3% do Produto Interno Bruto (PIB) a ser investido em investigação e desenvolvimento, dois terços pelo setor privado e um terço pelo setor público, bem como o de conseguir que 60% dos jovens com 20 anos frequentem o Ensino Superior em 2030.

«E temos uma meta mais ambiciosa: Garantir que 50% da população entre os 30 e os 34 anos em 2030 tem o Ensino Superior completo», disse ainda.

O Primeiro-Ministro referiu também a «questão decisiva do alojamento dos estudantes», afirmando que «o programa que temos em curso vai traduzir-se em que, entre 2021 e 2026, passaremos de 15 073 para 26 868 camas, ou seja, um aumento de 78%. Este é um dos programas mais ambiciosos do Programa de Recuperação e Resiliência» (PRR).

Na sessão também discursou a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, tendo ainda estado presentes os Ministros da Defesa Nacional, Helena Carreiras e da Economia e do Mar, António Costa Silva.