Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-03 às 15h57

Proposta de Lei sobre metadados é um «caminho seguro»

Ministras da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, no debate da legislação sobre metadados, Assembleia da República, 3 junho 2022 (foto António Cotrim/Lusa)
A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, afirmou que a proposta de lei do Governo - que regula o acesso a metadados para fins de investigação criminal - é «um caminho seguro» e que permite pôr fim a «um impasse jurídico e operacional». 

A Ministra disse ainda que está disponível para se chegar a um «amplo consenso», salientando a «natureza urgente» do tema.
 
Durante o debate na Assembleia da República para discutir a Proposta de Lei do Governo, Catarina Sarmento e Castro afirmou que a mesma resulta «do trabalho conjunto do Ministério da Justiça, dos órgãos de polícia criminal e da Procuradoria-Geral da República» e assenta numa «mudança de paradigma».

«Permite a realização da justiça e não compromete os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos (…) Que possamos contar com uma maioria alargada é aquilo que desejo», acrescentou.
 
A Ministra da Justiça referiu também que «o momento de encruzilhada não é exclusivamente português», pelo que, «enquanto o direito da União Europeia não se encontrar num ponto de equilíbrio suficientemente firme é inevitável que se busquem novas soluções e paradigmas».
 
«Esta é uma matéria da competência do parlamento, o Governo trouxe uma proposta de solução, pretende contribuir para a solução e apela a um amplo consenso nesta casa», lembrou.